Descoberto sistema que tem dois planetas a orbitar duas estrelas

Publicado em Atualizado em

Hoje o dia é recheado de notícias! Mais uma, desta vez, da missão espacial Kepler! Para verem o vídeo carreguem na imagem!

Descoberto sistema que tem dois planetas a orbitar duas estrelas

Baptizado como Kepler-47, o sistema está a 4900 anos-luz da Terra

2012-08-29

Capturar

A missão espacial Kepler descobriu o primeiro sistema planetário com dois planetas cincumbinários, ou seja, que orbitam duas estrelas. O achado, que será publicado amanhã na «Science», foi apresentado por investigadores da Universidade Estatal de San Diego (EUA) na 28ª Assembleia Geral da União Astronómica Internacional (UAI), que está a decorrer em Pequim. O sistema, baptizado como Kepler-47, encontra-se a 4900 anos-luz da Terra, na constelação Cygnus (Cisne).

As duas estrelas orbitam à volta uma da outra a cada sete dias e meio. Uma delas tem um tamanho próximo do sol e a outra um volume três vezes menor.

Quanto aos planetas, um deles, o que orbita mais perto das duas estrelas, é o mais pequeno que se conhece a orbitar um sistema circumbinário. O segundo é ligeiramente maior do que Urano e a sua órbita tem a duração de 303 dias. Por isso, está naquilo que os astrónomos consideram ser uma ‘zona habitável’, pois a distância da estrelas faz com que possa ter água à superfície.

No entanto, este planeta parece ser um gigante gasoso, ou seja, não não adequando à vida. Ainda assim, a sua descoberta mostra que os planetas circumbinário podem existir em zonas habitáveis.

Até agora, conheciam-se quatro sistemas planetários que orbitavam duas estrelas (os Kepler-16, 34, 35 e 38), sendo este o primeiro com mais de um planeta.

 

Apesar de não ser possível vida lá, não deixa de ser uma bela descoberta e um fascínio para aqueles apaixonados pelo mundo acima de nós!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s