Guerra “termonuclear” (?)

Publicado em

É mesmo isso, ora leiam esta notícia (fonte: Google Notícias: Ciência):

Vitória sobre Samsung pode estimular ataque da Apple contra Google

Após conseguir US$1 bilhão em danos, empresa de Cupertino pode voltar suas atenções para o Google e seu sistema Android, usado nos aparelhos da Samsung.

A grande pergunta após a vitória da Apple sobre a Samsung é se a empresa de Cupertino agora está pronta para ir atrás do Google, em reconhecimento ao desejo de Steve Jobs em ir para a chamada “guerra termonuclear” com a criadora do Android. No entanto, a gigante de buscas está ocupada divulgando sua confiança de que o seu sistema mobile não viola patentes da Apple, enquanto ao mesmo tempo processa a fabricante do iPhone e iPad por supostamente infringir patentes da Motorola que foram adquiridas com a compra da companhia em maio desse ano.

O analista de mercado Roger Kay pensa que a Apple agora pode começar sua perseguição pelo Google. “Acho que a Apple vai tentar usar essa vitória como uma maneira de bater no Google mais para frente”, afirma em entrevista ao site Mercury News.

Já o especialista da empresa de pesquisas Bernstein Research, A.M. Sacconaghi, pensa que o resultado do julgamento pode dar um “gás” para a Apple e “encorajar a estratégia legal da empresa” contra suas rivais no mercado de smartphones e tablets.

No entanto, o Google foi rápido em afirmar que não há provas de que o seu sistema Android violou patentes da Apple.

Após a decisão de sexta, o Google reassegurou aos seus parceiros que as patentes violadas pela Samsung não são relacionadas ao Android. A fabricante do sistema rival do iOS emitiu um comunicado sugerindo que não acredita que o Android corra perigo por causa da decisão, e alertou: “A corte de apelações vai revisar as alegações de violação e validade das patentes. A maioria delas não é relacionada ao Android, e muitas estão sendo examinadas novamente pelo Escritório de Patentes dos EUA. A indústria mobile está se mexendo rapidamente e os players do mercado – incluindo os mais novatos – estão criando em cima de ideias que estão por aí há décadas.”

Não só o Google acredita que não viola as patentes da Apple, como também avisou a Samsung para ficar ir para longe de designs parecidos com os da Apple em um e-mail que o júri do caso achou especialmente persuasivo. O jurado Velvin Hogan disse a Bloomberg: “Então a coisa toda gira em torno de você pensar que a Samsung estava realmente copiando. O que nos convenceu foi quando vimos o comunicado do Google pedindo para a Samsung se afastar dos designs da Apple.”

samsungapple_435.jpg

Guerra termonuclear

Em conversas com seu biógrafo Walter Isaacson, o ex-CEO da Apple, Steve Jobs, se referiu ao Android como “um produto roubado”, e disse: “Vou gastar até o meu último suspiro se preciso, e vou gastar cada centavo dos 40 bilhões de dólares da Apple no banco, para arrumar esse erro. Vou destruir o Android, porque é um produto roubado. Estou disposto a entrar em uma guerra termonuclear por isso.”

Mas a batalha pode não ser tão clara como era na cabeça de Jobs quando ele fez esse comentário. Em maio, o Google adquiriu a Motorola Mobility e seu tesouro de 17 mil patentes por 12,5 bilhões de dólares – ao fazer isso, a empresa teve acesso a patentes desejadas no mercado.

Esse valor pode parecer muito alto, quando a Samsung terá de pagar 1 bilhão de dólares (que podem ser triplicados para 3 bilhões de dólares, mas vale lembrar que a empresa sul-coreana perdeu 12 bilhões de dólares em seu valor de mercado após a decisão. Por isso, no final das contas, pode ser um dinheiro bem gasto para a gigante de buscas.

Isso também levanta uma questão: o Google estava assim tão confiante sobre não violar as patentes da Apple com o Android antes de comprar a Motorola? A compra da Motorola em maio pode ter sido parte dos esforços do Google para se defender de qualquer ataque da Apple. A empresa de Mountain View já está usando essas patentes para montar seu próprio ataque contra a Apple.

Na última semana, o Google entrou com uma ação afirmando que a Apple viola sete de suas patentes, incluindo o software do assistente de voz Siri, e-mail, reprodução de vídeo, e Lembretes de Localização. 

No entanto, na mesma semana a Comissão Internacional de Comércio (ITC) inocentou a Apple por duas supostas violações de patentes do Google/Motorola. O órgão federal ainda está investigando uma quarta alegação de violação de patente do Google. Essas alegações foram levantadas pela Motorola no final de 2010. 

Os casos do ITC são apenas uma parte das disputas por patentes entre Apple e Motorola que possuem brigas judiciais em vários países, após um aumento no número de litigações entre empresas de tecnologia. E o Google/Motorola não é a única companhia alvo da Apple, já que a HTC está processando de volta a companhia de Steve Jobs.

O site Softpedia chega até a sugerir que a Apple não iria tão bem em uma briga contra o Google por essa ser uma companhia norte-americana e bem-vista pelos usuários (com exceção de alguns problemas de privacidade). A batalha então seria entre duas empresas dos EUA e não contra uma fabricante da Coreia do Sul.

É mesmo esperar e ver o que esta emprea irá fazer (eu odeio a Apple, peço desculpa aos fanáticos Smiley mostrando a língua, mas é a verdade.)

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s