#Marte–Eclipse

Publicado em Atualizado em

Colo todos sabem, sou adepto de ciência e como tal de partilhar convosco estas notícias fascinantes (apenas as que valem a pena). Esta é de uma imagem lindíssima captada pelo “nosso” robô em Marte :

“Curiosity” regista eclipse em Marte

O robô “Curiosity” enviou novas imagens de Marte, desta vez, do momento em que uma lua do planeta vermelho encobriu parte do sol.

foto REUTERS/NASA/JPL-CALTECH

"Curiosity" regista eclipse em Marte

Momento em que a lua Phobos cobre parcialmente o sol

As luas Phobos e Deimos estão mais próximas do Planeta Vermelho do que a Lua da Terra, pelo que, “atravessam” o céu relativamente rápido, daí a relevância das imagens captadas pelo “Curiosity”.

O robô da NASA tirou mais de 600 imagens, cem das quais registaram o momento do eclipse, mas nem todas foram enviadas para Terra.

As imagens deverão ajudar os cientistas a saber mais sobre a estrutura interna de Marte. Tal como a “nossa” Lua, os satélites naturais do planeta vermelho têm alguma força gravitacional, o que pode alterar um pouco a forma do planeta. “Isso, por sua vez, altera as órbitas das luas – Phobos está a abrandar, Deimos está a acelerar, como a nossa Lua”, explicou o astrónomo Mark Lemmon, citado pela agência Reuters.

As imagens do “Curiosity” ajudarão ainda os cientistas a perceber o ritmo destas mudanças, que “acontecem muito lentamente ao longo do tempo”.

Em 10 a 15 milhões anos, estima-se que Phobos estará tão perto de Marte que vai ser destruída pela gravidade do planeta.

fonte. Google Notícias

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s