#Escrever

Publicado em Atualizado em

Este artigo vem no seguimento do que anunciei ontem relativamente ao meu projeto: O Bater do Coração e da minha justificação acompanhada do que é para mim esta arte. Sim, escrever é uma arte…, mas melhor, escrever não é apenas uma arte… é muito mais que isso.

Capturar2

Primeiro quero justificar-me corretamente. Este livro comecei a escrevê-lo em Março e até hoje perdura. E porquê? Atrasos? Sim, até posso dizer isso de forma abreviada, mas é mentira.

Primeiro quero que entendam o que é escrever: é difícil de o dizer. Pois é, é mesmo difícil. Mas porquê? Porque escrever não é apenas para uma pessoa ser famosa ao publicar um livro e andar nas sessões de apresentação a distribuir autógrafos e aparecer ocasionalmente em programas de TV destinadas para tal. Não! Longe disso, isto apenas é um dos bónus, mas de longe que é o mais importante!

Mas porquê? Não se quer isso?

A resposta é simples: queremos, mas queremos antes ser reconhecidos por cada palavras que escrevemos, pelos diálogos e personagens que fantasiamos e passamos para o papel. Porque queremos saber que o leitor é tocado em casa palavra, em cada frase e em cada palavra. Um dos conselhos que muitos escritores dão e, é mesmo o mais certo é que: esqueçam sequer escrever se na vossa cabeça não existir essa vontade. Se apenas o que querem é ser famosos. Escrever é algo demasiado pessoal, mesmo sendo geral, da nossa essência. Dos nossos sonhos, medos. Fantasias e ambições. Escrever é “deitar cá para fora” tudo o que nos vai no pensamento.

Agora sim a resposta, em primeiro eu adoro escrever, e uma ideia nunca vem sozinha. Escrevi aos meus leitores, como sinal de que cumpria a minha promessa, a continuação da série Sonho – Pesadelo – durante o Verão que me tirou tempo. Mas vocês julgam que alguém assim descansa? Não. Pois claro que não. Digo-vos, não havia dia nas minhas férias no Algarve em que não pegava no portátil e o levava para o terraço e escrevia.

dsc_0772_thumb (2)

Tinha que dar isso aos meus leitores, não só porque me pedia, como gostavam como sabia que era lido. E para mim… para mim que custava? Escrever, já escrevi bastante… Reconhecido, sou, na internet é sempre bom ter comentários de toda a parte do mundo. É reconfortante em saber que o que fazemos é realmente reconfortante,

Como tal, chegando agora ao final, O Bater do Coração é a obra que mais gosto me está a dar. Está a transbordar de memórias minhas e quero muito partilhar essas memórias misturadas com a ficção e romance presente nas personagens e na moral transmitida em diálogos. Quero que fiquei bem, até a ponta de cada acento. Sei que muitos, pelo que me vão dizendo e mandando, estão ansiosos, e digo que a espera vai valer a pena. O livro estará pronto em Dezembro possivelmente, ou até em Novembro. Mas é sempre um mês aproximado de revisão e mais outro para mandar às editoras (tenho já uma lista) e como tal demora… Claro, que se não for aceite o podem ver. Se tem alguma falha? Sinceramente acho que não. Acho que as coisas estão em doses certas sendo basicamente uma leitura leve. Um romance-jovem.

Se me perguntarem se tenho sucessor, sim. Uma outra história que tenho a certeza marcará a diferença na criação e com os erros que soube emendar.

Bem, é tudo, por agora, e espero que tenham compreendido o que é realmente escrever: é mais do que ser famoso, é mais do que dar autógrafos, é mais do que uma página cheia de letras. Têm que ser páginas com emoção!

capa original 1

O Bater do Coração passa-se em Paris, na sequência das minhas férias no início deste ano. O original seria passado numa pequena vila, no campo.

(foto tirada por mim)

DSC01835

(conto escrito na passada semana) – link na imagem

capa inteira

Capturar1

Deixe uma Resposta

