#Marte–A Rocha

Publicado em Atualizado em

Mais uma nova descoberta em Marte, vamos lá acompanhar:

Curiosity encontra rocha comum nos Açores

Elementos que compõem o mineral
ainda não tinham sido registados em Marte

 

Tem características semelhante às rochas vulcânicas <br> (Imagem: NASA/JPL-Caltech/MSSS)

Tem características semelhante às rochas vulcânicas
(Imagem: NASA/JPL-Caltech/MSSS)

O robô Curiosity da NASA, responsável pela missão em Marte, descobriu uma rocha rara com características similares às massas minerais vulcânicas existentes na Terra, mas inédita no planeta vermelho.
A espécie de fraga piramidal foi baptizada de “Jake Matijevic”, em homenagem ao matemático e engenheiro da NASA Jacob Matijevic, que morreu há dois meses, aos 64 anos e que esteve numa recente missão em Marte.

É possível encontrar este tipo de rocha em ilhas oceânicas, como os Açores, por exemplo, ou o Havai e Santa Helena. Apesar de não ser muito comum é conhecida e forma-se a partir de magma rico em água que arrefece sob altas pressões.
Os cientistas avançaram que a rocha é constituída por elementos como sódio e potássio e é pobre em magnésio e ferro – foi comparada com os feldspatos, rochas que não contêm minério, constituintes que formam cerca de 60 por cento da crosta terrestre.
O Curiosity examinou a pedra pela primeira vez há três semanas e foi a primeira a ser estudada pelo‘Alpha Particle X-Ray Sprectrometer‘ e a 13ª examinada pela ‘Chemistry and Camera’, dois instrumentos do ‘robô’, que representa uma versão mais rápida e melhorada em relação às anteriores.
Durante uma missão principal de dois anos, os investigadores usarão os dez instrumentos do Curiosity para avaliar se a área teve um dia condições ambientais favoráveis para abrigar vida microbial desde sua formação.
Desde o início do projecto, o robô já identificou várias rochas que estiveram em contacto com água corrente. Acredita-se que o robô esteja a “rondar” a nascente de um antigo local de grandes depósitos de sedimentos, conhecido como cone aluvial, onde existia uma série de rios.

É sempre bom saber que toda a internet está a acompanhar estes novos avanços e descobertas cientificas. Aguardaremos por mais detalhes.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s