#Sandy – EUA

Publicado em Atualizado em

Penso que todos estamos ao corrente dos desenvolvimentos relativamente ao furacão Sandy. Infelizmente não aqui posso colocar todas as notícias. Contudo, coloco uma atual, acabada de sair pelo jornal Público:

Tempestade Sandy

Obama declara estado de “grande calamidade” em Nova Iorque e New Jersey

Sandy, uma das tempestades mais intensas a atingir os Estados Unidos, paralisou grande parte da costa atlântica americana durante a tarde e a noite de segunda-feira, provocando inundações históricas do Connecticut a New Jersey e deixando mais de cinco milhões de pessoas sem energia eléctrica em dez estados, incluindo toda a área de Manhattan abaixo da Rua 39.

Com vídeo

Pelo menos 16 pessoas morreram em resultado da tempestade, segundo a Associated Press, algumas delas atingidas pela queda de árvores.
O Presidente Barack Obama declarou entretanto o estado de “grande calamidade” no estado de Nova Iorque e em New Jersey. Esta decisão “disponibiliza os fundos federais para as pessoas afectadas nos condados de Bronx, Kings, Nassau, Nova Iorque, Richmond, Suffolk e Queens”, explica a Casa Branca num comunicado.
As áreas costeiras de New Jersey e a cidade de Nova Iorque foram particularmente fustigadas pelas chuvas e fortes rajadas de vento. Meio milhão de pessoas em áreas potencialmente em risco receberam ordens de retirada por parte das autoridades locais na segunda-feira, incluindo quase 400 mil residentes na cidade de Nova Iorque.
No bairro de Queens, em Nova Iorque, 50 casas junto à costa foram completamente destruídas num enorme incêndio que ainda estava a ser combatido por centenas de bombeiros ao início da madrugada.
O nível das águas em Battery Park, na ponta sul de Manhattan, de onde saem os barcos para a Estátua da Liberdade, registou uma altura de 4,2 metros, batendo recordes anteriores. As águas galgaram as barreiras protectoras no centro financeiro de Nova Iorque, deixando alguns carros a flutuar na corrente, segundo o The New York Times.
Por volta da meia noite (5 da manhã em Lisboa), os níveis da água começaram a baixar, segundo o mayor de Nova Iorque, Michael Bloomberg. No seu site referiu que na zona de Battery Park a água já tinha baixado para os 3 metros de altura. Com 500 mil pessoas às escuras na zona sul de Manhattan, a empresa distribuidora de electricidade Con Edison, faz saber em comunicado que será necessário “uma semana” para que a electricidade seja redistribuída em toda a cidade.
As cidades de Moonachie, Little Ferry e Carlstadt foram nesta terça-feira inundadas com água até 1,5 metros de altura depois de ter rebentado um dique no norte de New Jersey. As três cidades estão devastadas mas não há por enquanto registo de vítimas, segundo as autoridades locais, citadas pela Reuters.
Túneis do metro foram inundados por água salgada, o que pode vir a complicar a reabertura do sistema de transportes públicos mais populoso dos Estados Unidos, e que se encontra encerrado desde domingo à noite. “O sistema de Metro da Cidade de Nova Iorque tem 108 anos e nunca enfrentou um desastre tão devastador como este”, disse em comunicado o presidente da empresa Joseph J. Lhota. Túneis rodoviários que ligam Manhattan a Queens e a Brooklyn também foram inundados, mas tinham sido fechados ao trânsito horas antes.
Os fotógrafos registaram uma imagem rara de Nova Iorque ontem à noite: à excepção do Empire State Building, um ícone da cidade, e da torre mais alta do novo World Trade Center, todo o horizonte de Manhattan estava às escuras.
Uma grua de um arranha-céus luxuoso em construção próximo do Central Park, quebrou devido aos ventos fortes e parte da estrutura ficou suspensa sobre a rua, 74 pisos acima do solo, o que obrigou as autoridades a evacuar a área. A tempestade também arrancou a fachada de um edifício de três andares no bairro de Chelsea, sem causar vítimas.

Para continuarem a ler, a página 2 basta carregar aqui e serão redirecionados para a página em falta

Vou continuar a acompanhar com fotografias e tudo o que for disponibilizado online para vos manter informado!

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s