Saúde: Torcicolo

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Ontem trouxe-vos um post fantástico feito originalmente na página Physioclem no facebook ao falar das Tendinites . Hoje aqui fica mais um Smiley piscando :

TORCICOLO – É MELHOR PREVENIR DO QUE REMEDIAR…
O pescoço é a parte do corpo que liga a cabeça ao tronco. É nessa região que fica o segmento mais móvel da coluna (coluna cervical) e onde se concentram todos os excessos do organismo, incl
usive o stress. A cervical é submetida diariamente a pressões, tensões e a más posturas no trabalho.

O torcicolo é uma contratura muscular, um “mau jeito” na região do pescoço, fazendo com que o pescoço assume um posicionamento característico, ligeiramente rodado e inclinado para um lado, para a frente ou para trás. Este tanto pode provocado por um movimento brusco como uma noite mal dormida, uma posição incorreta no sofá ou à mesa, um esforço excessivo ou uma corrente de ar frio. Mas também pode ter subjacente uma patologia : lesão cerebral ou da espinal-medula, tumor, toxinas, hipertiroidismo. Estes são os chamados torcicolos adquiridos, mas há-os também congénitos, o que significa que estão presentes à nascença. São situações em que o bebé apresenta fibrose e encurtamento do músculo esternocleidomastóideo, o que poderá estar associado a uma má posição fetal ou a traumatismo durante o parto. Quando o pescoço assume uma posição de torcicolo é normal que haja dor, que tanto pode surgir espontaneamente, como intensificar-se após um movimento da cabeça.

Contudo, forçar o pescoço a recuperar a sua posição central é uma atitude contraproducente, que pode acentuar ainda mais a dor.
O que deve fazer para aliviar a dor?
1. Faça movimentos suaves, de alongamento, sem provocar dor intensa.
2. Aplique calor local na região ou friccione a área com uma pomada adequada, várias vezes ao dia. Pode aplicar uma bolsa com água quente enrolada em uma toalha durante 20 e trocá-la quando arrefecer. Depois tente alongar os músculos devagar.
3. A não ser que esteja contraindicado tome um analgésico associado a um relaxante muscular. Este deve ser sempre receitado por um médico e o recomendável é tomar antes de dormir, para evitar sonolência durante o dia.

4. Faça Fisioterapia ou Osteopatia para relaxar as estruturas musculares e restabelecer a mobilidade cervical. Sem o uso de drogas ou técnicas invasivas, a prática devolve rapidamente a função normal da coluna ao mesmo tempo em que proporciona efeito analgésico.

Como posso prevenir?

Para dar mobilidade e evitar maiores problemas na região cervical, invista

em algumas medidas simples no dia a dia:
• Caso você trabalhe sentado e diante de um computador, a cada 45 minutos movimente a cabeça no sentido de rotação e faça flexão e extensão do pescoço.
• O ecrã do computador deve ficar á altura dos olhos, para evitar má postura do pescoço e tensão na região cervical.
• Procure identificar a causa do torcicolo para saber como evitar a repetição do episódio. Em grande parte dos casos deve-se a rigidez articular da cervical, causada por más posturas. Consulte um Fisioterapeuta ou um Osteopata para tratar essa causa.
• Evite dormir de bruços ou no sofá, usando o apoio lateral para colocar a cabeça
• Não use o telefone entre os ombros e a orelha. Se tiver de fazer uma ligação mais longa e precisar das mãos para digitar ou escrever, por exemplo, utilize um auricular.

Realize alguns exercícios diariamente:
Sobe e desce
Com os braços junto ao corpo, erga o queixo e depois desça-o até o peito. Repita este movimento 5 vezes, lentamente.

Estique e puxe
Estique o pescoço para frente, coloque a mão atrás da cabeça e puxe para baixo até sentir um leve desconforto. Segure esta posição por 5 segundos.

Mão na orelha
Passe o braço sobre a cabeça e puxe para o lado até sentir resistência. Inverta o lado. Repita este movimento 5 vezes, lentamente
180°
Gire a cabeça pra esquerda, o máximo que conseguir. Depois gire para a direita. Repita os dois movimentos 5 vezes.

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