+Tecnologia/+Ciência–O Futuro em 5 Anos

Publicado em Atualizado em

É mesmo isso que vos vou apresentar aqui com esta notícia que achei bastante curiosa pela segurança com que se está em tais investimentos. Sem mais demoras, vou deixo aqui Smiley de boca aberta

Língua digital? Sentir com o telemóvel? O futuro dentro de cinco anos

IBM

A IBM está a desenvolver novidades
D.R.

Computadores capazes de cheirar e ouvir, paladar digital ou toque a partir de um smartphone são algumas das inovações que a IBM prevê para dentro de cinco anos. A tecnológica revela as cinco previsões para os próximos cinco anos, aquilo a que chama “Cinco em cinco”.

1. Seremos capazes de tocar através de um telemóvel. A IBM diz que “a possibilidade de tocar num objeto através de um dispositivo móvel obrigará algumas indústrias, como a do retalho, a transformar-se.” Os cientistas da IBM estão a desenvolver aplicações para sectores como o do retalho e o da saúde, usando a “ciência háptica”, ou seja, tecnologias de infravermelhos e pressão sensitiva que simulam o toque. É como sentir a textura de um tecido, bastando para tal passar os dedos pelo item que está no ecrã de um dispositivo.

2.Um pixel valerá mais do que mil palavras. Hoje os computadores só identificam imagens através do texto usado para as identificar; o conteúdo real da imagem ainda é um mistério. “Nos próximos cinco anos, os sistemas não só serão capazes de ver e reconhecer o conteúdo de imagens e de dados visuais, como conseguirão dar um significado aos pixéis começando a compreender o sentido de um pixel, à semelhança do que fazem os Humanos para interpretar uma fotografia”, diz a IBM, que acredita que estas características serão postas ao serviço da imagem no sector da Saúde.

3. Os computadores passarão a ouvir o que importa. Dentro de cinco anos, um sistema distribuído de sensores inteligentes irá identificar elementos do som, como a pressão sonora, as vibrações e as ondas sonoras em diferentes frequências. “Este sistema será capaz de interpretar esses dados para prever, por exemplo, quando uma árvore está prestes a cair numa floresta ou quando um deslizamento de terra é iminente. Tal sistema irá “ouvir” o ambiente que nos rodeia e avaliar movimentos, de modo a avisar-nos que o perigo está à nossa frente”, explica a IBM. 

Para continuarem a ler

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s