Batatas a Testar Internet nos Aviões

Publicado em

Todos sabemos que a implementação de internet a bordo dos aviões é algo que envolve bastantes cuidados para não interferir com os sistemas de navegação e, assegurar assim, um voou seguro para todos os passageiros.

Eis então, uma empresa de aviões mais sofisticados do mundo anda a testar e a fazer estudos em que, a representar um ser humano se encontra um saco de batatas… E porquê? Vejam agora:

Batatas a fazer de gente para testar net nos aviões

A Boeing, empresa responsável pela construção de alguns dos aviões mais sofisticados do mundo, prepara-se para introduzir nos seus aparelhos um sistema mais apurado de internet sem fios, que permitirá aos passageiros estarem sempre online durante a viagem sem prejudicar os sistemas de navegação do voo.

Nisto, nada há de especial. Surpreendente foi a solução que os engenheiros da empresa americana encontraram para testar o sistema: sacos de batatas. Nada menos que nove toneladas dispostas pelos assentos de um avião em terra. E porquê batatas?

Porque não existe neste tubérculo qualquer propriedade física que interfira com a conectividade, melhorando ou enfraquecendo o sinal. Porque o tubérculo, asseguram os especialistas, tem uma consistência igual à do corpo humano, sendo também capaz de absorver sinais eletrónicos. E porque o tubérculo não se entediou com as dezenas de horas que permaneceu ali imóvel. “Para humanos, seria um castigo”, afirmou Adam Tischler, porta-voz da Boeing.

A ideia era conseguir melhorar o wi-fi, que vai tendo variações de acordo com os movimentos dos passageiros (ida à casa de banho, por exemplo), razão pela qual o sinal é diferente em diferentes partes do avião. Usando dispositivos de medição, ferramentas de análise de dados especialmente desenvolvidas para esta pesquisa, e muitas batatas, a Boeing diz estar em condições de aplicar esta tecnologia nas aeronaves a fabricar em 2013. Quanto às batatas, foram doadas a um banco alimentar.

Eu gostei bastante do desenvolvimento e aperfeiçoamento dos métodos de estudo para podermos usufruir de internet nos voos, especialmente nos de longas distâncias. E vocês? Sépticos em relação a esta ideia?

A fonte da notícia

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s