+Ciência: “Mancha solar com dez vezes o tamanho da Terra ameaça rádios, satélites e GPS”

Publicado em Atualizado em

Aqui está algo com que não se brinca e que é assustador pela escassez de dados de uma possível erupção solar. Cá fica a notícia:

Mancha solar com dez vezes o tamanho da Terra ameaça rádios, satélites e GPS

Mancha solar com dez vezes o tamanho da Terra ameaça rádios, satélites e GPS

Uma mancha solar com dez vezes o tamanho do planeta Terra foi detectada na superfície do sol e ameaça os sistemas de comunicações como os transmissores de rádio, os satélites e os GPS.

A «AR 1654» surgiu há dois dias e deve permanecer por mais alguns no sistema solar, provocando ondas de calor ainda mais intensas que o Sol.

Segundo o National Oceanic and Atmospheric Administration (NOAA) a «região activa 1654» está a produzir «camadas de classe M1», numa escala que se mede com as letras A, B, C, M e X (da menor para a maior).

As manchas solares são regiões magneticamente activas da fotosfera que originam grandes explosões para o espaço interplanetário. No entanto, a Terra não está em perigo.

O NOAA previu para hoje 10% de camadas de classe X (x-flares), mas apenas serão afectados sistemas de comunicações como os transmissores de rádio, os satélites e os GPS.

O Observatório de Dinâmica Solar da NASA manifestou preocupações relativamente à mancha que se estende ao longo de dezenas de quilómetros do território solar, mas os astrónomos asseguram que monitorizarão de perto a AR 1654 e o seu crescimento.

Vídeo e Fonte

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s