+Marte: “NASA diz que houve um lago e possivelmente vida em Marte”

Publicado em Atualizado em

Cá fica a notícia mais recente sobre o nosso planeta vizinho!

Foto de Arquivo (foto AP)

NASA diz que houve um lago e possivelmente vida em Marte

A NASA revelou que uma sonda norte-americana na órbita de Marte descobriu provas de um antigo lago abastecido por águas subterrâneas, o que pode indiciar que já houve vida no planeta.
Segundo a agência espacial norte-americana, dados recolhidos pela Mars Reconnaissance Orbiter (MRO) mostram vestígios de minerais argilosos e carbonatos – normalmente são formados na presença de água – no fundo de uma cratera de 2,2 quilómetros.
«Estas novas observações sugerem a formação de carbonatos e argila num lago abastecido por água subterrânea no interior da bacia da cratera», indica a agência, que explica, citando «alguns investigadores», que «o interior da cratera onde ficava a água e a zona subterrânea que a fornecia poderão ter sido ambientes húmidos e potenciais habitats».
De acordo com os cientistas, o lago deveria ter sido abastecido por águas subterrâneas, uma vez que a cratera McLaughlin, de 92 quilómetros de diâmetro e situada no extremo mais baixo de uma encosta com muitos quilómetros de comprimento, não tem grandes canais de afluxo de água.
Segundo o cientista da MRO Rich Zurek, do Laboratório de Propulsão a Jato da NASA, a descoberta em causa aponta para «um planeta Marte mais complexo do que se pensava, em que, pelo menos algumas áreas, têm probabilidade de revelar sinais de vida».

Fonte

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s