+Notícias : “Queda de árvore no castelo de Leiria revela esqueleto humano”

Publicado em

Pois bem, Leiria é sem dúvida uma cidade história, como todas sabem, e cá está mais uma prova! Smiley mostrando a língua A notícia que se segue é referente a uma descoberta resultado do mau tempo do fim-de-semana de à 15 dias.

Relembro que já no ano passado, tinham sido feitas descobertas arqueológicas importantes (que podem relembrar e explorar nesta notícia).

Queda de árvore no castelo de Leiria revela esqueleto humano

Ossadas estavam em posição vertical

A queda de uma árvore de grandes dimensões junto à igreja de Nossa Senhora da Pena, no interior das muralhas do castelo de Leiria, revelou um esqueleto humano, que deverá ter vários séculos, anunciou a autarquia, nesta quarta-feira.
Em nota de imprensa enviada à agência Lusa, a Câmara Municipal de Leiria afirma que o esqueleto estava «em posição vertical, preso nas raízes da árvore» que tombou durante o temporal de 19 de janeiro.

De acordo com o documento, a equipa de arqueologia do município de Leiria, após «observação cuidada» das raízes e da abertura no solo – com cerca de três metros de diâmetro – provocada pela queda da árvore «constatou a presença de vestígios de um indivíduo adulto, enterrado deitado de costas e segundo os ritos canónicos cristãos».

Foram ainda recolhidos no local pregos em ferro, tachas de bronze e botões em osso, «possivelmente associados ao enterramento», acrescenta a autarquia.
Adianta que as condições do achado, nomeadamente a posição vertical das ossadas, «o seu deslocamento e posterior reposicionamento», condicionaram uma escavação arqueológica tradicional, já que o «contexto» do enterramento do corpo foi destruído.

Ler Mais

Fonte: TVI24

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s