Testes e o Final do Período… A Vida de Um Estudante

Publicado em Atualizado em

Eu ainda não consigo acreditar que amanhã vou ter teste de Biologia… parece irreal. E porque parece irreal? Bem, isso é porque não temos tido nenhum fim-de-semana de descanso. Ok ok que dizem que a vida de estudante é a melhor que vamos ter, e também é certo de que temos bastante tempo livre durante a semana, mas, ter um fim-de-semana livre de preocupações, um fim-de-semana que não nos faça chegar ao domingo a sofrer de ansiedade e desespero é algo que faz falta à nossa saúde de jovens adolescentes.

Ok, é o teste prático de biologia e a matéria não é das mais complexas que tivemos, contudo, tenho que notar que é já na quinta-feira que seremos vítimas de um atentado (mais um, é verdade) do Ministério da Educação, contra nós, estudantes sofredores. E de que atentado estou eu a falar? De um Teste Intermédio… e de quê? De Matemática (A)! A sério… isto só serve para que exista uma pressão, uma pressão que não é nada saudável, e que nos faz (por vezes) tirar resultados nada satisfatórios para nós alunos. O ano passado tive a sorte  de o meu teste fazer parte das escassas positivas da turma, e, sendo uma positiva, alivia sempre alguma coisa. Também tenho que salientar que este ano tento controlar-me melhor no que toca a estes “testes oficias e nacionais” que os caros, simpáticos e compreensíveis membros do GAVE elaboram para nós, com tamanha felicidade estampada no rosto.

Concluindo, o fim do mês é mesmo algo que anseio rapidamente… Agora pensam vocês que é quando os nossos testes acabam… Nop! Nada disso. Ainda teremos um teste de Biologia, o GRANDE, o abominável teste TEORICO! E ainda não acabei! Não e não… isso queria eu, AH AH AH! Ainda teremos uma apresentação de português a fazer não sei a onde (espero que a nossa professora não se lembre. Sorte de no 2º Período as apresentações começarem pelos últimos. Além do mais, tenho já um tema para falar: o Papa, sim, o Bento XVI que tem sido o centro de todas as atenções por parte dos media nestas últimas semanas). Tirando esta apresentação (mistério), o teste de amanhã, o teste intermédio de quinta e o teste na segunda, fico já descansado por não ter que repetir a exposição oral a Psicologia por ter muito amor ao 19 que me deram (é uma apresentação para quem quer melhor).

(Ui, que já fiquei cansado de enumerar isso tudo)

Posto aqui este meu desabafo, vos pergunto: vocês também sentem e sofrem com o stress, o nervosismo e, nalguns casos, o medo? Bem, o conselho que vos tenho a dar é: tentem sempre dar o vosso melhor nas vésperas, isto é, saibam escolher os exercícios, imaginar as perguntas nas vossas cabeças daquilo que os professores poderão perguntar. Na véspera do teste bebam um chá antes de se deitarem para, pelo menos, vos acalmar. Contudo, e principalmente, acreditem em vocês mesmos. Não desanimem se tirarem o resultado mau, um resultado que não corresponde ao vosso esforço. O importante é saberem identificar os vossos erros e perguntarem a vocês mesmos: porque razão errei esta questão? Poderia ter ido por outro caminho? …

Calma acima de tudo! Boa sorte Smiley piscando

Deixe uma Resposta

