+Marte: Missão do Curiosity em Marte continua suspensa após segunda avaria”

Publicado em Atualizado em

Mais uma notícia de Marte, depois de vos ter falada de uma avaria informática no computador principal. Acontece que, aconteceu outra:

O robô Curiosity da NASA, em Marte, sofreu um segundo contratempo de ordem informática, o que manteve em suspenso a missão de exploração do «planeta vermelho».

O veículo tinha sofrido no início do mês um erro que fez com que os computadores de emergência tomassem controlo do funcionamento das máquinas, tal como foram concebidos para o fazer.

Desta forma, o Curiosity entrou em «modo de segurança», pela segunda vez em três semanas.

Segundo a NASA, o erro ocorreu quando um ficheiro de comando a correr no computador de backup falhou durante uma análise de tamanho desencadeada por software de protecção.

A Agência Espacial Norte-Americana concluiu que um «bug» no software tinha ligado um ficheiro (que não está relacionado) ao ficheiro sob análise, o que provocou um erro na análise aos tamanhos dos ficheiros.

Recorde-se que a 27 de Fevereiro, o computador principal do rover sofreu um problema de memória e os profissionais do Jet Propulsion Laboratory (JPL), a cargo da missão, mudaram o comportamento do Curiosity para o «modo de segurança».

«Ainda não sabemos exactamente o é que se passou», disse John Grotzinger, cientista do projecto Mars Science Lab. «Não sabemos ainda se foi um problema de hardware ou um evento relacionado com radiação».

De momento, o computador principal está a servir de computador de backup para o (verdadeiro) computador debackup, e a equipa do JPL já fez o upload (envio) de correcções de software para tentar resolver o problema em Marte.

A NASA desvalorizou a importância deste novo contratempo, sublinhando que o rover «está estável, saudável e em comunicação com o JPL».

Fonte: Diário Digital

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s