#Apps Que Não Podem Faltar no Vosso #SmartPhone – Especial Android–Parte 2–Segruança

Publicado em

Se não viram a Parte 1, cá têm:  Escolher o Telefone e Tablet

Bem, o sistema Android tem várias falhas de segurança e são muitos os casos em que aplicações maliciosas tiram partido dessa fragilidade.

Sendo assim, algo tem que mudar no teu comportamento:

– Cuidado com o que instalas – A Google Play está cheia de lixo. E, como isto, existem milhares de apps que não interessam a ninguém e que estão mal desenhadas. Ou seja, consomem muitos recursos e podem até, lá está, comprometer a segurança do telefone. O ideal será começar por escolher as apps que são recomendadas pela Google (Escola dos Editores) e, outra sugestão passa por ler sempre os comentários de outros utilizadores antes de instalar a aplicação no seu smartphone.

Em Comunicação de Rede é comum estar Acesso Total À Rede, o que quer dizer que se os dados estiverem ativos a aplicação pode comunicar sem problemas. Toca sempre em Ver Tudo para conseguires ver as permissões da aplicação. O acesso a todas as contas que estão no dispositivo é comum em apps que partilhem em redes sociais. No entanto, o acesso total à rede ou às contas não faz sentido em apps que não precisam de sincronização.

Passwords no Browser? Não, Obrigado!

O navegador que usa no dispositivo guarda informações localmente. Como tal, se alguém lhe roubar o telefone ou tablet pode ter acesso a todas essas informações. Sendo assim, sempre que o Browser lhe pedir para guardar palavra-passe, diga não!

Com isto, é também importante não manter as suas informações pessoais no dispositivo.

Hotspots Abertos? Bom, mas…

Tenha muito cuidado com todos os acessos sem fios à Internet que são gratuitos. A maioria não é encriptada. Quer isto dizer que, qualquer um com um software espião instalado na rede por entrar no seu smartphone e recolher dados.

Bluetooth Sempre Ligado? Claro que Não!

Só ligas quando precisares. São conhecidas várias aplicações maliciosas que usam este tecnologia para, sem o teu conhecimento, enviar informações para outros dispositivos. Como é óbvio, não aceite ficheiros enviados por Bluetooth de quem não conhece.

DICAS:

Fica de olho nos dados:

Traffic Monitor Plus é uma app muito bem desenhada que mostra o volume de dados que está a ser consumido no telefone a todo o momento e quais as apps que o fazem. Podes parar as aplicações na app.

Where´s My Droid é útil pelo facto de poder encontrar o seu telefone pela localização GPS. Também é possível fazê-lo vibrar (caso não saiba dele em casa, por exemplo), e também até bloqueá-lo à distância.

Tudo Atualizado – É sempre importante manter o sistema atualizado e todas as apps também. No sistema, vai a Definições – Acerca de – Atualizações de Software. As apps basta ir à loja e Às Minhas Aplicações e ver o que é preciso atualizar.

O Que Mudar Já No Seu Dispositivo! (Parte 2) – Muito em breve Smiley de boca aberta

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s