Vida Extraterrestre–As notícias do dia

Publicado em Atualizado em

Hoje foi um dia em que me deparei rapidamente com duas notícias… Quer animadoras e curiosas, outra quer um bocado triste… Mas bem, passemos diretamente às notícias.

Vamos viajar até Marte onde sabemos andar no Curiosity, o “nosso” robô. Pois bem, não foi encontrado metano. E o que isto quer dizer?:“A presença de metano na atmosfera de um planeta está intimamente associada com a existência de seres vivos num ecossistema, apesar de o gás também poder existir sem a presença de vida. Contudo, a sua inexistência é sempre mau sinal.” Vejam a notícia dos site Tecnologia.com.pt

Curiosity não detecta metano em Marte e expetativas de vida no planeta caem a pique

20 DE SETEMBRO DE 2013 POR MARIA FERREIRA SANTOS

(Quase) cai por terra a possibilidade de existir vida em Marte. As últimas análises realizadas no planeta pelo rover Curiosity surpreenderam os cientistas da NASA, tendo em conta que não foi encontrado metano na atmosfera do “planeta vermelho”. Isto apesar de testes anteriores terem demonstrado a presença do gás.

A presença de metano na atmosfera de um planeta está intimamente associada com a existência de seres vivos num ecossistema, apesar de o gás também poder existir sem a presença de vida. Contudo, a sua inexistência é sempre mau sinal. Os testes estavam a ser ansiosamente acompanhados pela comunidade científica, que ficou seriamente desanimada com os resultados.

Michael Mayers, um dos coordenadores da missão, disse que os resultados do Curiosity “reduzem a probabilidade de haver atualmente micróbios que produzam metano no planeta, mas isso abrange apenas um tipo de metabolismo microbiano. Como sabemos, há muitos tipos de micro-organismos terrestres que não geram metano“.

Continua a ler a notícia

Agora voltaremos ao planeta azul, a Terra. Vejam bem o que foi “encontrado”… Eu confesso que fiquei bastante estupefato, mas é algo que acredito que muita tinta ainda vai correr…

Notícia do Diário Digital

Cientistas dizem ter descoberto provas de vida extra-terrestre na atmosfera

Cientistas dizem ter descoberto provas de vida extra-terrestre na atmosfera

Uma equipa de cientistas acredita ter descoberto as primeiras provas de vida extra-terrestre a chegar à terra vinda do Espaço, o que, afirmam, pode «mudar completamente a nossa visão da biologia e da evolução».

Os investigadores da Universidade de Sheffield, em Inglaterra, fizeram a descoberta após terem lançado um balão para a estratosfera.

O balão foi lançado perto de Chester e transportava pinos microscópicos que apenas foram expostos à atmosfera quando o balão atingiu uma altitude entre os 22 e os 27 quilómetros.

Quando recuperaram o balão, intacto, perto de Wakefield, os cientistas descobriram fragmentos de material biológico invulgar devido ao seu tamanho.

Perante a ausência de um mecanismo que permitisse estas grandes partículas serem transportadas até à estratosfera, apenas podemos concluir que as entidades biológicas foram originadas no Espaço, referem os cientistas.

Continua a ler

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s