A Maquilhagem e os Homens

Publicado em Atualizado em

Não, não pensem que eu vou começar a usar maquilhagem e que vou aqui relatar-vos e dar-vos sugestões disso mesmo. Não! Longe disso! (Podem pedir isso à minha Andreia, claro :p, mas penso que ela não está também para ai virada).

Eu fui desafiado pela Sofia, do blog Rabo de Cavalo, a falar deste tema maravilhoso e só espero não fazer “borrada”…

Eu devo dizer-vos que, se só o facto de eu usar cremes é o cabo dos trabalhos, imaginem estar com o cuidado exigido no ato da “maquilhação”.

Mas deixem-me falar primeiro da relação das mulheres com estes pozinhos e lapizinhos…

Estou certo de que, diariamente, ao estarem com uma mulher, conseguem claramente ver que ela está maquilhada. Toda aprontada e “produzida”. Digo isto num bom sentido, porque na maior parte dos casos as mulheres tem todas estas horas de “trabalho” dedicado para seu próprio bem estar. A pergunta que acabo por fazer é o que preferem os homens ver, se rostos maquilhados, ou mais “ao natural”. Eu, pessoalmente, vou confessar que muitas raparigas ficam muito melhor maquilhadas (peço desculpa pelos eventuais juízos de valor) e outras que estão bem de qualquer maneira.

Encontrei como tal este estudo bastante interessante, ora vejam:

“Um estudo feito em Inglaterra concluiu que há mulheres que chegam a evitar um encontro por não terem maquilhagem à mão. Mas avisa que grande parte dos homens prefere ver caras ao natural.”

vermelho

(Homens, parem de olhar para esses lábios sedutores e voltemos ao cerne da questão!)

Mais de metade das mulheres sente-se melhor maquilhada e em 28% dos casos é mesmo de uma questão de confiança e auto-estima que se trata; 17% admite cancelar um encontro se não tiver maquilhagem à mão. Metade das mulheres inquiridas num estudo feito em Inglaterra admite maquilhar-se (ou retocar a maquilhagem) quatro vezes por dia – ou seja, 1460 vezes por ano. E grande parte por uma razão: agradar aos homens.

Quanto a eles: três quartos dos homens inquiridos preferem o ar natural das mulheres, 4o% considera que as mulheres se maquilham demasiado. Das respostas masculinas, 45% diz mesmo que maquilhagem a mais é um ‘corta interesse’, numa classificação particular em que se seguem o bronzeado falso (33%), o baton vermelho (5%) ou as pestanas falsas (4%).

Pintar os lábios, pôr máscara ou risco faz parte da rotina diária de milhões de mulheres. A maior parte fá-lo para agradar ao sexo masculino, mas este estudo feito em Inglaterra parece apontar outro caminho.

Podem ler o resto aqui

Vocês viram bem o número médio de quantas vezes as mulheres se maquilham num ano? Mas e os homens? Como andam os homens neste patamar?

A verdade é que temos vindo a ver uma crescente preocupação pelo cuidado da pele e corpo no homem. Eu confesso que me limito ao after-shave depois de desfazer a barba, mas é praticamente só isso. Mas vamos só lá enumerar as coisas que as mulheres têm à sua disposição:

– Batom – aquela coisa redonda que se mete nos lábios,

– Rimel – aquela coisa para os olhos… ou será para as pestanas? Acho que há mesmo um pincel para os olhos…

– Base – aquele pó;

– Verniz – aquela cena tipo plástico que faz as mulheres ainda mais sexy´s quando é vermelho.

Pronto… achavam que era tudo, não era? Pois não, depois de ter ido consultar a enciclopédia feminina ( a minha namorada), descobri mais umas coisas:

– Blush;

– Sombra;

– Eyeliner;

– Pó compacto – estou a tentar dar voltas à cabeça a tentar perceber o que raio é isto. Será “uma base” mas numa caixa mais pequena? Tenho aqui montes de pó em casa, não precisam de gastar dinheiro meninas – eu a ser parvo!

– Base em creme – ora aqui está outra coisa deveras interessante…

Sei que ainda há umas outras tantas coisas porque é um mercado que não para, mas acho que se fosse para as enumerar teria de mudar o titulo do post para a A Enciclopédia da Maquilhagem (& Afins). Eu devo confessar que são coisas que tento saber, até porque no livro que publiquei, o romance, em que se começa pelo ponto de vista da protagonista feminina, há uma parte da maquilhagem (EISH! Lembrei-me do corretor de olheiras!!!) e bem, foi preciso a opinião de 4 mulheres para escrever a aquilo que está presente naquele momento da história.

Contudo, devo confessar, timidamente, que no Carnaval, o ano passado, me mascarei de estrela dos anos 80 e lá me pintaram os olhos (não me perguntem com o quê porque não faço ideia), e, qual a minha habilidade, quando ao pestanejar tal era a comichão que aquilo me dava, que pintei a parte debaixo do olho, tudo ao mesmo tempo. Que habilidade, heim?

Mas uma coisa vos digo, nós homens podemos não perceber lá muito de maquilhagem, mas vocês ficam sexy´s (isto para não dizer outra coisa se não batem-me)  de qualquer maneira, e, principalmente, o importante é sentirem-se bem com vocês próprias!

 

Uma opinião sobre “A Maquilhagem e os Homens

    O Desaparecido Saúda 2015 « Olhos Castanhos Com Linhas disse:
    30 de Janeiro de 2015 às 22:12

    […] era sobre… era sobre a Maquilhagem e os Homens (se não sabes do que estou a falar, da uma olhadela ). Claro que não podia deixar de vos comunicar para além daquela publicação feita em novembro. […]

Deixe uma Resposta

