Algumas coisas sobre fotografia (píxeis, f, ISO, …)

Publicado em

Boa tarde,

Ao tempo que cá não vinha falar com vocês, mas desta vez venho falar de algo que gosto bastante: fotografia. E, é mesmo neste campo que penso em remodelar o blog para algo mais visual, abandonado em parte o modelo de texto… mas logo veremos eheh

Como tenho ainda bastantes pessoas que me perguntam com que máquina tiro fotografias ou para explicar alguns conceitos, decidi portar de uma das minhas páginas do Facebook, um post que fiz no passado mês de setembro de 2014.

Tanto na minha página do Flickr, como Instagram, encontram fotos tiradas tanto com o Sony Xperia Z2, como a lente QX10, igualmente da Sony. É dela que vos vou falar hoje:

Vou apresentar-vos a lente QX10 e, com isso, ajudar no campo da fotografia a quem não percebe alguns dos temos, tendo por base o que encontrei nos sites da fabricante e no mundo da fotografia.

Sensor
TIPO DE SENSOR
Sensor CMOS Exmor R® de tipo 1/2,3″ (7,76 mm)
PÍXEIS EFETIVOS
18,2 MP

Lente
TIPO DE LENTE
Lente G da Sony
NÚMERO F
F3,3 (GA) – 5,9 (T)
DISTÂNCIA FOCAL
f=4,45-44,5 mm
ISO
3200

Zoom
ZOOM ÓTICO
10x

Estabilização de imagem
STEADYSHOT
Sistema óptico
focagem
MODO DE FOCAGEM
AF único, AF por toque
ALCANCE DA FOCAGEM
5 cm – infinito (GA), 1,5 m – infinito (T)
MODO DE MEDIÇÃO DA LUZ
Multipadrão
Gravação
RESOLUÇÃO DE IMAGEM FIXA
Modo 4:3: 18 MP (4896 x 3672)/5 MP (2592 x 1944)/Modo 16:9: 13 M (4896 x 2752)/2 M (1920 x 1080)

Captação
PROCESSADOR DE IMAGEM
BIONZ™
MODO DE CAPTAÇÃO
Superior Auto, iAuto, Programa automático, Modo de filme

O que são os tão falados píxeis?
Um pixel é o menor ponto que forma uma imagem digital, sendo que o conjunto de milhares de píxeis formam a imagem inteira.
O Megapixel designa um valor equivalente a um milhão de pixels/píxeis. É utilizado nas câmaras digitais para determinar o grau de resolução, ou definição de uma imagem. Uma resolução de 1,3 megapixels significa que existem aproximadamente 1.300.000 pixels na imagem, o que corresponde a nada além da multiplicação da largura pela altura da imagem.

“Grande sensor de imagem CMOS Exmor R® de 18 MP
O grande sensor CMOS Exmor R® de 18 MP capta imagens de alta definição. A tecnologia de retroiluminação permite que a lente utilize a luz da imagem de forma mais eficaz, com aproximadamente o dobro da sensibilidade e metade do ruído de outros sensores, o que resulta em belas imagens com pouca luz e com detalhes incríveis, suaves e nítidos.”

O que é o número F?

O número f é a abertura, quanto mais aberta estiver, maior é a “quantidade” de luz que entra na máquina.

Ou seja: Quanto maior a abertura → mais luz entra → menos tempo de exposição que é necessário para que a foto fique bem exposta → menor a probabilidade da foto ficar tremida.

Quanto menor a abertura → menos luz entra → mais tempo de exposição é preciso para que a foto fique bem exposta → mais facilmente a foto fica tremida.

ISO
O ISO mede a sensibilidade do sensor da luz da câmara fotográfica. Aqui a ideia é a mesma, quanto menor o ISO, menor a sensibilidade da câmara à luz, obtendo um grão da imagem mais fino.
É usado um ISO muito elevado quando existe pouca luminosidade, fazendo com que o obturador funcione a velocidades mais elevadas (ótimo em desportos de interior). Porém o ISO tem um custo, e a verdade é que se for demasiado elevado, dependendo da câmara fotográfica, maior o ruído (os píxeis da imagem ficam cada vez maiores, e em vez de se ver uma imagem começam a ver-se os pontos que constroem uma imagem).”
Sabe mais aqui

Lente G da Sony com zoom ótico de 10x
“Com uma gama de focagem de 25-250 mm, esta lente G da Sony permite aproximar-se mais da ação do que com o seu smartphone. Ao contrário do zoom digital, o zoom ótico de 10x mantém a qualidade de imagem em toda a gama de zoom. Poderá captar objetos distantes com detalhes precisos e ricos, sem ter de se preocupar com a degradação da imagem.”

E o Zoom Digital? Qual a diferença?
Enquanto que o Óptico amplia a imagem e tira a fotografia, falando em linguagem simples, no zoom digital apenas “amplia” os pixeís de parte da imagem capturada para preencher a foto. Ela aumenta apenas uma parte da imagem ao invés de aproximar todo o quadro fotografado. O resultado é uma imagem sem resolução, mesmo que tenha muitos megapixeís.

Tecnologia BIONZ
“O processador de imagem BIONZ proporciona um processamento de alta velocidade e alta precisão das informações provenientes do sensor CMOS. Ao fazê-lo, esta tecnologia produz imagens bonitas e naturais que evidenciam todo o potencial da lente e do sensor de imagem.”

Função Superior Auto
Capte imagens de elevada qualidade com confiança. A função Superior Auto adapta a cena que está a fotografar a um dos 44 padrões pré-carregados da câmara, ajustando as diferentes definições para produzir a imagem ideal. Também pode tirar várias fotografias, combinando-as para criar uma única imagem com menos ruído e uma gama dinâmica mais alargada.

Todas estas informações podem ser encontradas em Tecnologia http://www.sony.pt/electronic/tecnologia-imagem e http://www.sony.pt/…/camaras-cyber…/dsc-qx10/specifications… onde encontram todas as informações completas e/ou   com imagens que ajuda a perceber alguns dos termos.ns dos termos.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s